Sobre minha ida pra Europa - Berlim

00:34


Oi povo bonito!!!

Eu já falei um monte sobre planejar a viagem e sobre Paris e as coisas que fiz lá, mas não foi só para Paris que eu fui. Hoje vou falar um pouquinho sobre ir a Berlim!

Gente, que cidade linda! Ela é uma mistura maravilhosa entre a arquitetura clássica, parques imensos, prédios modernos e memoriais muito interessantes. 

O Muro de Berlim está em todo lugar. Além da parte que foi preservada próximo ao Topographie des Terrors (antigo QG da Gestapo transformada em um museu sobre a instituição) vários trechos foram mantidos na cidade mostrando por onde ele passava e como ele dividia Berlim em lugares que hoje nós passamos tranquilamente.


Algumas partes do muro foram pitadas, outras tem placas memoriais. Mas a parte do muro de Berlim que foi preservada que mais me encantou foi a Est Side Galery. Ela é uma galeria de arte a céu aberto  que usa 1.3 km do muro que separava  Berlim Capitalista da Berlim Socialista. Valeu muito a visita, as pinturas são absolutamente lindas.


O Tiergarten é maravilhoso. Infelizmente não tivemos tempo para passear nele como eu gostaria, mas demos uma volta e ele me encantou. É uma floresta no meio de Berlim, com um monte de pontos turisticos e paradas maravilhosas. Quase não dá pra acreditar que tem tanto verde no meio da cidade! E dentro do Tiergarten tema Coluna da Vitória, construída em comemoração a vitória da Prússia sobre a Dinamarca na guerra de 1864. Lindo demais! Vale separar um dia inteiro só para ir lá!


Checkpoint Charlie era um dos postos militares para a passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental e é mantido até hoje da mesma forma, inclusive com os soldados caracterizados. Além do Checkpoint, tem no local um museu que mostra as loucuras que as pessoas faziam para atravessar o muro clandestinamente. Vale a visita.


Os Edificios mais antigos são uma atração a parte. As igrejas, o Konzerthaus, tudo o que ficou inteiro depois das guerras permaneceu imponente, forte e magnifico. Fiquei realmente encantada com a cidade.


O Brandemburger Tor é provavelmente o monumento mais famoso da cidade, e um dos mais bonitos. Não só pelo portão, que é Grandioso, mais pela praça que o cerca e pela Unter Den Linden que segue a partir dele com inúmeros outros pontos lindos para se visitar.


Bem pertinho do Portão tem um memorial que é lindo, mas mostra uma realidade muito cruel. É o memorial do holocausto, erguido em homenagem aos Judeus mortos vitimas do Nazismo. Nas fotos não dá para ter muita noção do tamanho das pedras. Elas são enormes.


Berlim é uma viagem muito histórica. E não só pelo mais antigo, mas pela nossa história recente. O muro, os memoriais e museus sobre o Nazismo, os pedaços de tudo o que esse mundo já sofreu com as guerras e eles fazem questão de preservar. Para lembrar e para deixar o exemplo de que isso nunca se repita. Claro que se você preferir fazer uma visita menos pesada, Berlim oferece muitas outras coisas lindas e interessantes. Mas acho que todo ser humano precisa que conhecer esse lado da história: nem tudo são castelos lindos. Nem todos foram felizes e contentes. E a humanidade conseguiu se recuperar de tudo isso.

Um beijo pessoas!!!

--------

FOTOS:

Bárbara Rocha
Danuta Raposo
Vicente Ramos

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por seu comentário! :)

Popular Posts

Postagens mais visitadas